Associação de Defensores Públicos realiza evento para discutir o direito das pessoas trans
Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Associação de Defensores Públicos realiza evento para discutir o direito das pessoas trans

Para celebrar o Dia Nacional de Visibilidade Trans, que é comemorado amanhã (29),  a Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) promoverá o I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI, que ocorrerá no Rio de Janeiro, a partir das 9h, no Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ.

A ideia é aprovar proposições para todas a Defensorias Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI e dar encaminhamento às principais demandas de interesse desta comunidade através do contado direto com os movimentos sociais.

Para o coordenador da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP, Sergio Lima, a comunidade LGBTI é um grupo que somente agora encontra algum espaço em relação à conquista de seus direitos e, exatamente por isso, é um dos grupos que mais sofre com a resistência político-religiosa do Congresso Nacional. “A Defensoria Pública, por vezes, é a única esperança que muitos LGBTIs encontram. Por isso nossa preocupação em ampliar o debate a cerca de questões tão pouco estudadas, apesar de sua evidente complexidade”, pontua.

O evento contará com dois paineis pela manhã, sendo que o primeiro abordará temas como despatologização da transexualidade, cirurgia de redesignação sexual e ações de registros públicos (nome social). Já no segundo painel, os temas a serem debatidos serão relacionados a violência contra a população trans* e situação carcerária das pessoas trans*.

Relatório

Durante o evento será aberto o prazo para o recebimento de trabalhos que comporão o Relatório Nacional de Atuação em Prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, publicação a ser construída a partir de práticas vivenciadas por defensores públicos em todo o Brasil.

Interessados em contribuir para a elaboração do referido relatório podem, desde já, acessar o edital. O respectivo material será recebido entre os dias 29 de janeiro de 2016 e 31 de julho de 2016. Os relatos de trabalhos deverão ser enviados para o email [email protected], com o assunto “Relatório Diversidade – Relato de Atuação. No corpo do email deverá constar o nome completo do autor ou autora do trabalho, o tema referente à contribuição e um breve esclarecimento sobre a contribuição enviada de, no máximo, 10 linhas.
 
O resultado da seleção será divulgado no portal da
ANADEP e na fanpage do Facebook 
 
Clique
aqui e acesse o edital.
 

Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
COMPARTILHE

Tweet
Share
Google

APOIO

Apoiadores
Seja um apoiador

ANUNCIE

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 145 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

[email protected]
Av Paulista, 1776, 13º andar, Cerqueira César
São Paulo/SP