Ministro da justiça cortando pés de maconha no Paraguai será a coisa mais ridícula que você verá hoje
Quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ministro da justiça cortando pés de maconha no Paraguai será a coisa mais ridícula que você verá hoje

A página Quebrando o Tabu publicou hoje (3) um vídeo que mostra o Ministro da Justiça interino, Alexandre de Moraes, munido de um facão, de forma desajeitada, cortando pés de maconha em solos paraguaios. A cena é tão non sense que vale a pena o registro: 

A cena, contudo, irritou estudiosos especialistas em políticas de drogas. Para Gabriel Santos Elias, Coordenador de Relações Institucionais da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Alexandre de Moraes foi para o Paraguai "enxugar gelo".

Elias explica que há métodos mais eficientes, econômicos e sérios de lidar com o problema ao invés de mandar o Ministro para o Paraguai cortar pés de maconha com um facão. Um desses métodos é uma política de educação honesta sobre as drogas – não apenas falar "Drogas, nem morto", mas alertar sobre os reais problemas das drogas. Sem exagerar para aterrorizar, como temos feito. As pessoas não são idiotas e percebem quando estamos mentindo. Quando os primeiros amigos começam a usar drogas e não morrem, percebemos que tem alguma coisa errada na informação que o governo passa.

Outro ponto é a política de redução de danos e tratamento de usuários tem gente que usa drogas e não é viciada. Tem gente que é viciada e não tem grandes problemas com o vício. Tem gente que tem vício e tem problemas e quer parar. Tem gente que usa drogas, tem problemas, e não quer parar. Temos que ter o tratamento adequado para as várias situações, respeitando a autonomia das pessoas e cuidando do fundamental: sua saúde e bem estar.

Além disso, Elias ressalta a importância da legalização da maconha, acompanhada de impostos sobre sua comercialização e controle da produção, a fim de que a arrecadação seja revertida para consumo e tratamento de usuários com problemas decorrentes do consumo.

Para entender melhor a política de drogas brasileira, assista ao Coisas que Você Precisa Saber, que contou com a colaboração do pesquisador.

Quarta-feira, 3 de agosto de 2016
COMPARTILHE

Tweet
Share
Google

APOIO

Apoiadores
Seja um apoiador

ANUNCIE

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 145 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

[email protected]
Av Paulista, 1776, 13º andar, Cerqueira César
São Paulo/SP