“Ninguém cometeu crime, mas os policiais juram que iam cometer”, afirma advogado de manifestantes
Segunda-feira, 5 de setembro de 2016

“Ninguém cometeu crime, mas os policiais juram que iam cometer”, afirma advogado de manifestantes

O advogado criminalista Marcelo Feller afirma que há uma "nova modalidade de prisão" da polícia de São Paulo, em que se prende "por crimes que não aconteceram". A conclusão de Feller surgiu após visita ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) na manhã de hoje, 5, quando o advogado foi se comunicar com um de seus clientes, detido ontem junto de outros 25 manifestantes.

A detenção do grupo aconteceu pouco antes do início da manifestação contra o governo de Michel Temer. Os jovens se reuniam no Centro Cultural São Paulo, na estação Vergueiro do metrô, para ir à manifestação, quando foram cercados e detidos por policiais por supostamente carregarem itens para "atos de vandalismo" a serem realizados no protesto.

Desde então, ficaram detidos no DEIC. Segundo relatos de testemunhas e manifestantes, os jovens ficaram durante oito horas completamente incomunicáveis, além de terem colhido depoimento e assinado sem a presença de seus advogados, que esperavam na porta da delegacia desde às 18h. Também não puderam entrar em contato com seus familiares.

O advogado, contudo, disse ao Justificado que não pode confirmar se houve ou não incomunicabilidade, uma vez que só chegou na manhã de hoje e conseguiu conversar com seu cliente.

Logo após o exame de perícia no Instituto Médico Legal (IML), os manifestantes devem ser levados para o Fórum da Barra Funda, para atenderem as audiências de custódia. Para Feller, é improvável que eles sejam processados – "no boletim de ocorrência, eles são indiciados por organização criminosa, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os policiais alegam que eles iriam cometer crime de dano, iriam cometer lesões corporais", disse.

Os 10 menores de idade ainda não foram encaminhados para a Vara da Infância e a audiência de custódia aos adultos está marcada para o fim da tarde de hoje, às 17h.

Segunda-feira, 5 de setembro de 2016
COMPARTILHE

Tweet
Share
Google

APOIO

Apoiadores
Seja um apoiador

ANUNCIE

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 145 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

[email protected]
Av Paulista, 1776, 13º andar, Cerqueira César
São Paulo/SP