Ato com máscaras em São Paulo pede reforma política no país
Quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ato com máscaras em São Paulo pede reforma política no país

Foto: Ignacio Aronovich/Arfoc/Lost Art

Uma instalação com mais de 200 máscaras pintadas de vermelho chamou a atenção de quem passava na Avenida Paulista, uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (1). As máscaras “simbolizam o sentimento de vergonha que deveria estar estampada na face da classe política brasileira”, de acordo com a organização não-governamental (ONG) Rio de Paz, que convocou o ato.

A intervenção tem o objetivo de expressar o repúdio aos escândalos de corrupção no meio político brasileiro, cobrar a reforma política e pedir a renúncia do presidente da República, Michel Temer (PMDB). 

Esse é o terceiro protesto organizado pela ONG no mês. O primeiro ato aconteceu no último dia 22, quando foram espalhadas pelo gramado em frente ao Congresso Nacional 595 máscaras brancas e vermelhas. As máscaras vermelhas (500) simbolizavam a vergonha, já as brancas (95), representaram os “poucos políticos brasileiros que não têm do que se envergonhar”, segundo a ONG.

Máscaras representando parlamentares em frente ao Congresso Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na manhã de sábado (27), foi a vez do Rio de Janeiro receber as 595 máscaras, colocadas nas areias da Praia de Copacabana para simbolizar os 513 deputados, 81 senadores e o presidente Temer. 

Máscaras vermelhas em Copacabana. Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil

Para o presidente da instituição, Antônio Carlos Costa, “a sociedade brasileira experimenta um misto de perplexidade e indignação em razão do escandaloso envolvimento de membros dos poderes Executivo e Legislativo com corrupção. Além do seu desmedido apego não republicano ao poder, chama a atenção de todos o fato de esses mesmos representantes do povo brasileiro não expressarem nas suas faces constrangimento pelos crimes que praticaram. Eles não sabem o que significa corar de vergonha“.

Quinta-feira, 1 de junho de 2017
COMPARTILHE

Tweet
Share
Google

APOIO

Apoiadores
Seja um apoiador

ANUNCIE

Aproximadamente 1.5 milhões de visualizações mensais e mais de 145 mil curtidas no Facebook.

CONTATO

[email protected]
Av Paulista, 1776, 13º andar, Cerqueira César
São Paulo/SP